História
A roda-gigante original
A Roda de Ferris Original, às vezes também referida como a roda de Chicago, foi aberta ao público em 21 de junho de 1893, na Exposição Universal de Chicago (1893), Illinois. Feita para rivalizar com os 324 metros da Torre Eiffel, a peça central da Exposição Universal de 1889, foi a maior atração da Exposição Universal de 1893, com uma altura de 80,4 metros.
Foi projetada e construída por George Washington Gale Ferris, Jr., pós-graduado no Instituto Politécnico Rensselaer e construtor de pontes em Pittsburgh, Pennsylvania. Ele começou sua carreira no setor ferroviário e, em seguida, interessou-se por construção de pontes. Ferris compreendeu a necessidade crescente de aço estrutural e fundou GPG Ferris & Co., em Pittsburgh, uma empresa que testava e inspecionava metais para ferrovias e construtores de pontes.
A roda girada sobre 71 toneladas, eixo de 45,5 metros que compreende o que era naquele tempo a maior cavidade forjada do mundo, fabricado em Pittsburgh pela Bethlehem Iron Company e pesando 89.320 libras, junto com dois de 16-pés em ferro fundido, pesando 53.031 libras.
Havia 36 cabines, cada uma equipada com 40 cadeiras giratórias e capaz de acomodar até 60 pessoas, dando uma capacidade total de 2.160. Demorou 20 minutos para a roda de fazer duas revoluções, a primeira envolvendo seis paradas para permitir que os passageiros saíssem e entrassem da rotação de um segundo a nove minutos sem parar, para que o portador do bilhete pagava 50 centavos.
A exposição terminou em Outubro de 1893, a roda fechada em abril de 1894 e foi desmontada e guardada até o ano seguinte. Em seguida, foi reconstruída no lado norte de Chicago, perto de Lincoln Park, próximo a uma área exclusiva. Isto levou William D. Boyce, em seguida, um residente local, a apresentação de um Circuito de acção judicial contra os donos da roda para que ela fosse removida, mas sem sucesso. Operou-se lá de outubro de 1895 até 1903, quando foi novamente desmontada, em seguida, transportada por via ferroviária para St. Louis para a Feira Mundial de 1904 e, finalmente, destruída por demolição controlada usando dinamite em 11 de maio de 1906.[4]
Rodas-gigantes posteriores
A Wiener Riesenrad é um exemplo de sobrevivência de rodas-gigantes do século XIX e está em operação até hoje. Erguida em 1897 no parque Prater, na zona Leopoldstadt de Viena, na Áustria, tem uma altura de 64,75 metros.Apos a demolição dos 100 metros da Grande Roue de Paris em 1920, a Riesenrad tornou-se a mais alta roda-gigante existente do mundo roda. Em 1944 ele sofreu um incêndio, mas foi reconstruída no ano seguinte, e permaneceu como a mais alta roda-gigante existente, até a construção dos 85 metros da Technocosmos para a Expo 85, em Tsukuba, Ibaraki, Japão. Maiores rodas-gigantes do mundo- 1893: A Roda de Ferris Original com 80,4 metros de altura. Criada para Esposição Universal de Chicago, Illinois, foi transferida para St. Louis, Missouri, em 1904, para a compra da Feira Mundial de 1904, e demolida em 1906.
- 1895: a Grande Roda foi construída para a Exposição Império da Índia no Earls Court, Londres, Reino Unido, e tinha de 94 metros de altura. A construção começou em março de 1894 e foi aberta ao público em 17 julho de 1895. Permaneceu em serviço até 1906 e foi demolida em 1907, tendo realizado mais de 2,5 milhões de visitantes.
- 1900: a Grande Roue de Paris foi construída para a Exposição Universal de 1900, uma feira mundial realizada em Paris, França. Ela foi demolida em 1920,[1] mas seus 100 metros de altura não foi superado até quase 90 anos após a sua construção.
- 1989: a Cosmo Clock 21 foi construída para a Exposição Mundia de 1989 no Minato Mirai 21, em Yokohama, no Japão. Originalmente construída com uma altura de 107,5 metros, que foi desmantelada em 1997 e, em seguida, em 1999 se mudou para uma base mais alta, que aumentou a sua altura total para 112,5 metros.
- 1997: a Roda-gigante Tempozan Harbor Village em Osaka, Japão, foi aberta ao público em 12 de julho, com 112,5 metros de altura.
- 1999: a Daikanransha na Palette Town em Odaiba, Japão, tem de 115 metros de altura.
- 2000: a London Eye, em Londres, Reino Unido, com de 135 metros de altura. Apesar de inaugurada oficialmente em 31 de dezembro de 1999, não foi aberta ao público até Março de 2000, devido a problemas técnicos. É ainda a mais alta da Europa.
- 2006: a Estrela de Nanchang, em Nanchang, província de Jiangxi, na China, abriu para o público em maio e tem de 160 metros de altura.
- 2008: a Singapore Flyer, em Cingapura, com 165 metros de altura é atualmente a mais alta roda-gigante do mundo. Ele iniciou sua rotação em 11 de fevereiro e foi oficialmente aberta ao público em 1 de março.
Nome
Altura Inauguração
País
Localização
Notas
metros Singapore Flyer
165 m
2008 Singapore
Singapura Maior do mundo Estrela de Nanchang
160 m
2006 China
Nanchang Maior do mundo 2006-2008 London Eye
135 m
2000 UK
Londres Maior do mundo 2000-2006; atual maior da Europa Suzhou Ferris Wheel
120 m
2009 China
Suzhou
The Southern Star
120 m
2008 Australia
Melbourne Fechada em Jan.2009 e desmontada para maiores reparos Tianjin Eye
120 m
2008 China
Tianjin Mais alta construída sobre uma ponte Changsha Ferris Wheel
120 m
2004 China
Changsha Foto Zhengzhou Ferris Wheel
120 m
2003 China
Zhengzhou
Sky Dream Fukuoka
120 m
2002 Japan
Fukuoka
Diamond and Flower Ferris Wheel
117 m
2001 Japan
Kasai Rinkai Park, Tóquio Foto Star of Tai Lake [carece de fontes]
115 m
2008 China
Wuxi, Jiangsu
Daikanransha
115 m
1999 Japan
Palette Town, Odaiba Maior do mundo 1999-2000 Cosmo Clock 21 (2nd installation) [12]
112,5 m
1999 Japan
Minato Mirai 21, Yokohama Foto Tempozan Harbor Village Ferris wheel
112,5 m
1997 Japan
Osaka Maior do mundo 1997-1999 Harbin Ferris Wheel [carece de fontes]
110 m
2003 China
Harbin
Jinjiang Park Ferris Wheel
108 m
2002 China
Xanghai
Cosmo Clock 21 (1st installation)
107,5 m
1989 Japan
Minato Mirai 21, Yokohama Maior do mundo 1989-1997 Space Eye
100 m
? Japan
Space World, Kitakyushu
Grande Roue de Paris
100 m
1900 France
Paris Maior do mundo 1900-1920; demolida em 1920 [1] Great Wheel
94 m
1895 UK
Earls Court, Londres Maior do mundo 1895-1900; demolida em 1907 Aurora Wheel
90 m
? Japan
Nagashima Spa Land, Mie
Eurowheel
90 m
1999 Italy
Mirabilandia, Ravena
Janfusun FancyWorld
88 m
? Taiwan
Yunlin
Technocosmos
85 m
1985 Japan
Expo '85, Tsukuba Maior do mundo 1985-1989 The original Ferris Wheel
80.4 m
1893 USA
Chicago (1893-1903); St. Louis (1904-1906) Maior do mundo 1893-1894; demolished 1906 Mashhad Fun Fair [carece de fontes]
80 m
? Iran
Mashhad Maior do Oriente Médio HEP Five
75 m
1998 Japan
Osaka 106 m de altura, incluindo o prédio em que fica Moscow-850
73 ou 75 m
? Russia
All-Russia Exhibition Centre, Moscou
Polaris Tower [carece de fontes]
72 m
1993 South Korea
Daejon Miramar Ferris Wheel
70 m
2002 Taiwan
Miramar Entertainment Park, Taipei 100 m de altura, incluindo o prédio em que fica World Carnival "Great Wheel"
66 m
- multiple locations World Carnival mobile amusement park Roda transportável Wiener Riesenrad
64,75 m
1897 Austria
Prater, Viena Maior do mundo 1920-1985 Texas Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário